O pão de queijo é típico da culinária brasileira. E cá entre nós, conquista qualquer paladar!

A origem do pão de queijo

Não há como negar, o pão de queijo é uma das comidas típicas mais amada do nosso país. Afinal, quem resiste ao delicioso sabor, não é mesmo? Popularmente conhecido por ser mineiro, o pão de queijo carrega diversas curiosidades.

Afinal, como o pão de queijo surgiu?

Para começar, se pararmos para analisar, o pão de queijo se parece mais com um biscoito de polvilho modificado, já que adquire uma textura diferente por conta do queijo meia cura ralado. E para chegar no que conhecemos hoje, a receita provavelmente passou por adaptações, pois foi somente no começo do século 20 que o trigo começou a ser cultivado em larga escala no país.

Bom, ninguém sabe ao certo quando foi o momento de encontro do polvilho e o queijo mineiro. Há relatos de que a receita foi criada em Minas Gerais, pelas cozinheiras das fazendas que passaram a misturar a farinha de mandioca, ou polvilho, com os ovos, o leite e queijo.

Uma outra versão aponta o surgimento durante o período da escravidão, a partir da união do leite e ovos, que eram ingredientes típicos das receitas portuguesas, com a farinha de mandioca, muito usada pelos índios.

Popularização

O pão de queijo começou a se popularizar a partir da década de 1950, período onde diversos estabelecimentos se especializaram em servir o alimento. E claro, não demorou muito para que essa delícia se tornasse um dos símbolos da nossa culinária, perfeito para acompanhar um cafezinho a tarde.

Afinal, como o pão de queijo surgiu?

Muito do sucesso também foi influenciado pela mineira dona Arthêmina, que virou símbolo de uma rede de pão de queijo.

Hoje em dia, essa iguaria se globalizou e é exportado para muitos países do mundo. A receita foi ganhando novos métodos, ingredientes e formas. Assim como a nossa deliciosa massa fresca, que oferece inúmeras possibilidades de receitas, veja aqui.

Independente de como surgiu, é um dos queridinhos do Brasil e a Quero Mais leva essa delícia até a sua mesa! Agora, que tal aproveitar o momento para assar um pão de queijo? Hmm, já deu água na boca!

E se você gostou do nosso artigo, continue no acompanhando. Traremos sempre conteúdos legais para vocês!

Fontes: revistacasaejardim.globo.com / portaldoqueijo.com.br

Leave a Reply